3D

O 3D

http://www.destakjornal.com.br/images/news/20091217/3250329.jpgAnimações gráficas criadas em computador criam um efeito 3D impressionante ao simular cenários e situações muito semelhantes com as reais com personagens movendo-se e interagindo com o cenário, mas para isso é preciso conhecimento para saber como o personagem 3D agiria em determinado ambiente.
Com o surgimento nos últimos anos do 3D Digital animadores e cineastas podem enganar seus olhos de uma forma mais real como se você realmente estivesse vendo o filme através de uma janela entre o mundo real o mundo fantástico do cinema.
Mas não é tão simples, tudo depende de ilusões de ótica para criar cenas panorâmicas e com profundidade ou objetos que parecem saltar da tela. Os humanos têm visão binocular, ou seja, cada olho enxerga uma imagem diferente e o cérebro ás combina em uma única imagem. O cérebro utiliza a sutil diferença angular entre as duas imagens para auxiliar na percepção de profundidade.
http://3.bp.blogspot.com/_m9U6a4K7XQs/SntrDrsLwhI/AAAAAAAAB7o/HFQHC2Egtj8/s400/Cinema+3D.jpghttp://torqueteam.files.wordpress.com/2009/07/shrek-3d.jpghttp://norberto3d.files.wordpress.com/2010/06/oculos-3d.jpgNos filmes em 3D antigos usavam-se imagens anáglifas para tirar vantagem da visão binocular, essas imagens incluem duas camadas de cor em uma única tira do filme reproduzida por projetor. Uma das camadas era predominantemente vermelha e a outra azul ou verde, para assistir se usava um óculos 3D apropriado para o filme. As lentes coloridas forçavam um olho a enxergar a seção vermelha da imagem e a outra azul ou verde, devido a diferença entre as duas imagens o cérebro as interpreta como uma imagem em três dimensões. Essa tecnologia já fez com que pessoas tivessem dor de cabeça, lesões oculares e náusea.
A tecnologia 3-D digital também utiliza imagens para enganar sua visão. Porém, em vez de usar cores para filtrar as imagens em cada olho, a maioria dos sistemas utiliza a polarização. Lentes polarizadas filtram apenas ondas de luz que são alinhadas na mesma direção. Num par de óculos 3-D, cada lente é polarizada de forma diferente. Em alguns óculos, existe uma diferença de 90 graus na polarização. Outros utilizam diferentes alinhamentos de polarização circular. A tela é especialmente desenvolvida para manter a polarização correta quando a luz do projetor é refletida. Nos filmes que utilizam essa tecnologia, em vez de um amontoado de imagens vermelhas e verdes, as imagens ficam um pouco embaçadas, quando vistas sem os óculos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoPbft5Xv9I3f3hlABIaYjBqs0qvBNkIhe1rBQdD3qo0WbuyT32aRxvJGzwiOfnpVwQDVE1iFbFPsvErYhlwCNjzrke-a1TIAnacZHMtX6d3c2rIQVwVmC11RFWmRDFbHDrN3vRijhmpc/s320/oculos-3d-nvidia.jpgUm filme em 3-D digital usa um ou dois projetores digitais para reproduzir a imagem na tela. Estruturas com dois projetores utilizam um deles para reproduzir a imagem para o olho esquerdo e o outro, para o olho direito. A luz que forma cada imagem é polarizada a fim de igualar as lentes correspondentes. A maioria dos sistemas de um único projetor utiliza um dispositivo de polarização posicionado acima da lente do projetor. Esse dispositivo é uma placa polarizada que permite a passagem de luz para apenas uma das duas imagens de cada vez. Em sistemas de um único projetor, cada olho enxerga sua imagem para cada quadro do filme, de duas a três vezes, numa sucessão extremamente rápida. Seu cérebro interpreta isso como uma imagem tridimensional contínua. Alguns sistemas utilizam óculos ativos que se sincronizam com o projetor usando ondas de rádio, mas costumam serem mais pesados e mais caros do que os óculos polarizados.
http://robertavieira.files.wordpress.com/2008/09/wallpaper-rv-meet-the-robinsons.jpgEsta tecnologia não compromete as cores da imagem final e não provoca tantos efeitos indesejáveis como as imagens anáglifas. Por esta razão, alguns produtores de filmes começaram a fazer novos filmes com projeção 3-D em mente. Um exemplo é "A Família do Futuro", que estreou no Brasil em março de 2007. Segundo o diretor Steve Anderson, a utilização de 3D digital os ajudou a contar uma história ao invés de promover um show de efeitos especiais. "Fizemos questão de não criar os velhos efeitos em 3D, nos quais tudo parece artificial", diz Anderson. "Queríamos utilizar a tecnologia para contar uma história. Na cena do diálogo entre Lewis e Midred, a profundidade foi ampliada para que o foco ficasse concentrado nos personagens. Na perseguição com o dinossauro, quando ele carrega as crianças em sua boca, é possível notar uma fantástica profundidade".
http://genesis.brasilportais.com.br/webroot/img/arquivos/u2premiere_wideweb__470x3022.jpghttp://home.rpc.com.br/portal/midia_tmp/600--oculos030926.jpgÉ difícil prever exatamente o que o futuro aguarda para esta tecnologia. Porém, filmes infantis que utilizam a tecnologia 3-D tendem a serem sucessos de bilheteria. Um exemplo é o sucesso de “A Era do Gelo 3” que já desbancou Titanic como filme que mais arrecadou no Brasil com mais de R$ 80 milhões. Fonte:filmes3d